sábado, 27 de abril de 2013

Fireflight pela primeira vez em Pernambuco

A vocalista, Dawn, agitava a cabeleira dourada e era seguida por seus companheiros de palco e por todos os outros rockeiros presentes no Chevrollet Hall.

______________________________________________________________________________________________
ENTRETENIMENTO   | ESPECIAL CANTA RECIFE |  Orkut    Twitter     Facebook
_________________________________________________________________________





O tradicionalismo já faz parte do passado no mundo gospel. Já foi o tempo em que as músicas com letras consideradas “cristãs” ou “evangélicas”, tinham todas o mesmo arranjo anglicano ou até soavam de modo desinteressante para um público fã de algo, digamos, mais pesado ou diferente. Hoje existem bandas ou músicos gospel para todos os gostos. Da swingueira ao forró. E é claro que o rock também não poderia estar de fora dessa. De fato, existe uma leva de grandes bandas de rock evangélico na atualidade em todo o mundo. Duas delas se apresentaram ontem (13) no Canta Recife, no palco do Chevrolet Hall. A primeira foi a americana Fireflight, trazendo um metal alternativo misturado com hard rock e post-grunge, a banda pôs a casa de eventos abaixo com um show de nada mais do que rock’n'roll.



Dawn, Wendy, Justin, Gleen e Adam estão em turnê pelo Brasil e aceitaram o convite para virem tocar em Pernambuco, mesmo, certamente, tendo sido avisados de uma realidade: o pouco conhecimento do público da língua inglesa ou das letras da banda. E isso tornou-se notório pelo número reduzido de pessoas que cantavam as músicas juntamente ao grupo, e olhe que eles só tocaram os maiores sucessos. Mas nem isso fez com que o show perdesse qualidade, energia ou vibração, muito pelo contrário. Quem pouco cantava, pulava. Quem não pulava, batia cabeça. Afinal, os integrantes da banda fizeram questão de mostrar toda veia “rock” no palco, com muita personalidade. A vocalista, Dawn, agitava a cabeleira dourada e era seguida por seus companheiros de palco e por todos os outros rockeiros presentes no Chevrollet Hall.



A Fireflight usou de toda inteligência e perspicácia para conduzir o show que podemos classificar como “positivamente midiático”. Em seus quase 15 anos, a banda encontra-se em um momento confortável de sua carreira. O último álbum, Now, lançado ano passado estourou em vários países, inclusive no Brasil. A vinda a Pernambuco foi a forma de levar a um estado com um bom público evangélico e rockeiro, o som da banda que ainda não anda tão famosa por essas bandas do nordeste, justamente por falta de mídia. Pelo menos… até ontem, pois o grupo seguiu à risca a cartilha de “como conquistar os fãs de uma terra estrangeira”. Rolou até bandeira de Pernambuco, filmada pelas lentes da Rede Globo, que apresentará os americanos no Festival Promessas, próximo sábado. Agora é sucesso.



Deles, três grandes destaques. O repertório de sucessos é um. Só pauleira, como dizem. “Ignite” começou a festa, “Fire in My Eyes” deu um grau ainda maior no peso, que continuou com o grande sucesso do novo álbum, o single “Stay Close”, que contou com o maior apoio do público. Outros destaque do setlist foram a enérgica “Stand Up”, a que veio em sua sequência, a introspectiva “You Decide”, e mais sucessos como “Liar”, “You Gave me a Promisse”, “Now” (faixa título do novo álbum) e a canção de encerramento “Unbreakable”. Outro destaque foi a atuação da vocalista Dawn, única de todos os shows que leu a bíblia no palco, deixando uma belíssima mensagem a todos no Chevrolet Hall, com a ajuda de uma tradutrora.





E assim foi, Fireflight arrasando, pela primeira vez em Pernambuco. Ah… Mas ainda temos o terceiro destaque. Foi o baterista da banda, Adam, que executou um solo improvisado em um intervalo da apresentação, cheio de técnica e violência (no bom sentido). Ponto para o rock’n'roll, que sempre teve um espaço tão especial no Canta Recife e através de shows como o da banda americana, mostra o porquê.


Com informações do Portal Celebespe